Em julho de 2023, o Google alterou seus termos de uso para que a plataforma pudesse usar dados públicos de seus usuários no treinamento de modelos de IA, incluindo o então chatbot Bard (hoje, chamado de Gemini).
Além disso, mais recentemente, a Meta se envolveu em uma grande disputa sobre o uso de dados no país. No início de julho deste ano, o Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) notificou a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em relação à forma como a Meta estava utilizando informações de donos de contas em redes sociais da companhia, no Brasil, para treinar a sua inteligência artificial.
Uma das alegações é a de que a Meta não foi transparente na sua mudança de termos de uso. Os usuários não foram notificados e a Meta criou um sistema burocrático para quem não quisesse ter seus dados coletados e processados.
A notificação resultou em uma decisão da ANPD de bloqueio da coletas de dados pela Meta. A suspensão fez com que a companhia deixasse o Brasil de fora do lançamento da Meta AI, nova plataforma de IA da empresa presente
A ação também foi vetada pela União Europeia. Assim, fazendo com que a Meta desista de lançar suas ferramentas de IA por lá.
Saiba como desativar coleta de dados no X
A configuração só é possível pela versão desktop do X.