A sabatina dos três novos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central foi marcada para a próxima terça-feira (10), informou o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em suas redes sociais.
O escolhido para a diretoria de Política Monetária é Nilton David, que atuava como chefe de operações da tesouraria do Bradesco. Para a diretoria de Regulação, foi indicado Gilneu Vivan, atual chefe do departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC.
Izabela Correa, servidora do BC que estava cedida para a CGU (Controladoria-Geral da União), foi designada para comandar a área de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Se aprovada, será a única mulher na cúpula da autoridade monetária em 2025.
O trio iniciou na quarta-feira (4) o tradicional "beija-mão" no Senado –rito em que os candidatos se reúnem com senadores para angariar votos para aprovação– e terá menos de uma semana para encontrar os parlamentares antes da sabatina.
Os escolhidos precisam ser sabatinados na CAE e passar por votação no plenário do Senado, que é responsável por avaliar e aprovar os nomes das autoridades.
Caso sejam aprovados, os novos diretores assumirão os postos em 1º de janeiro de 2025. A partir do próximo ano, o Copom (Comitê de Política Monetária) passará a contar com maioria indicada pelo governo Lula –com sete dos nove membros do colegiado.