Aracaju
A Record precisou apagar de todas as suas plataformas digitais uma reportagem bastante importante: a que anunciava oficialmente a compra dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em negócio feito com a Liga Forte União.
O material foi exibido na última segunda (30) como a última reportagem do Jornal da Record. No entanto, quem tentou vê-lo pelo YouTube ou por qualquer outro meio, não conseguiu. O motivo foi um erro mostrado no material institucional.
No momento em que eram citados os clubes que faziam parte da Liga Forte União, a Record citou o Atlético Mineiro. Só que o Galo é da Libra, a concorrente da LFU, que tem contrato assinado com a Globo. Com isso, para evitar que a gafe fosse vista, a Record apagou o material, substituindo pela íntegra do Jornal da Record sem o anuncio do Brasileirão.
A compra dos jogos da Liga Forte União pela Record foi antecipada pelo F5 em agosto. O contrato é válido até 2027 e dá direito à 38 jogos por ano da principal liga de futebol do Brasil.
A Record vai pagar pouco mais de R$ 210 milhões por ano. O valor é o menor do que foi acenado inicialmente por que a Livemode também negociou o mesmo pacote com o YouTube para inflacionar a arrecadação. A plataforma de vídeos do Google também conversa para ter partidas em modelo de pay-per-view.
Com o acerto da Record, a Globo deixará de exibir sozinha o Campeonato Brasileiro após nove anos. A última vez que dividiu a transmissão da liga nacional foi em 2015, quando sublicenciou os direitos daquele ano para a Band.
A Globo já tem acordo com a Libra, outra liga de clubes que tem Flamengo e Palmeiras, para a transmissão de seus jogos. A empresa ainda negocia um acordo para plataformas pagas com a Liga Forte União.
A Liga Forte União reúne, além do Corinthians, times como Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em divisões inferiores.
Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer.
Final do conteúdo