O Toyota Corolla passou por mudanças mecânicas na linha 2024, necessárias para adequar o carro às normas estabelecidas pela sétima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). A atualização se refletiu nos testes.
O modelo foi o mais rápido e o mais econômico em todas as provas de desempenho e consumo na categoria Sedãs Médios. As primeiras colocações foram divididas entre as versões 1.8 Altis Premium Hybrid (R$ 185.190) e 2.0 GR-Sport (R$ 183.790).
COMO SÃO FEITOS OS TESTES
Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.
Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.
O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.