É muito mais fácil quebrar um ovo apertando-o pelo meio do que pelas extremidades, assim como é muito mais fácil amassar uma latinha de alumínio pelas laterais do que pelas extremidades.
A fissura deve ser perpendicular em relação ao comprimento do ovo. Ela pode ser obtida batendo o ovo levemente em uma quina fina e reta, como a beirada de uma mesa ou as costas de uma faca.
A quina apresenta maior capacidade de provocar uma fissura reta e fina, pois é grande a pressão aplicada nos pontos de contato.
A física explica: a pressão é o quociente entre a força aplicada e a área na qual está sendo aplicada. Quanto menor for a área maior será a pressão exercida nela, para uma determinada força aplicada.
Um exemplo é um faquir deitado em uma cama de pregos. É muito mais seguro deitar em uma cama com muitos pregos do que deitar sobre apenas um prego, pois a força-peso do faquir é distribuída na superfície de vários pregos, diminuindo a pressão em cada um deles.
Desta forma, a pressão em cada um dos pregos não é suficiente para furar a pele do faquir, ao contrário da pressão exercida caso ele se deite sobre a ponta de apenas um prego.