Quem tira o X do ar? Bloquear rede social não é como 'puxar fio da tomada'

há 3 meses 19

VPN ainda permite acesso

Bloqueio não é tão simples. Ainda segundo o especialista, grandes redes sociais, como o X, geralmente utilizam uma rede distribuída de servidores, o que significa que há muitos endereços IP espalhados em várias regiões. "Para efetivamente bloquear o serviço, todos esses IPs conhecidos teriam que ser bloqueados", afirma Hiago Kin.

Medida é complexa. "Existe uma dificuldade em bloquear, porque esse endereço não é passado para um único provedor, ele é distribuído em diversos provedores ao redor do Brasil", complementa Jesaias Arruda.

A indisponibilidade pode acontecer nos provedores, em operadoras maiores. Mas em operadoras menores ela pode continuar liberada. Então não vai ser efetivo esse bloqueio, de forma geral.
Jesaias Arruda, da Abranet

VPN burla bloqueio facilmente. "Se o usuário estiver utilizando um aplicativo de VPN, ele vai ter acesso da mesma forma, porque os aplicativos de VPN direcionam para qualquer rede fora do Brasil", explica Arruda. "Isso faz com que o bloqueio de IP, embora eficaz, não seja infalível", complementa Kin.

Como fica a rede social?

Erro no navegador. Depois do bloqueio, ao tentar acessar o site, o usuário deve se deparar com mensagens como "este site não pode ser acessado" ou "página não encontrada". A justificativa não é especificada na tela.

Leia o artigo completo