Qual é a da Firefly, a 2ª empresa a conseguir pousar um módulo na Lua

há 1 mês 6

Sediada no Texas (EUA) e com mais de 700 funcionários, a Firefly tem planos de tornar o lançamento espacial mais barato. Em sua página, e empresa cita que para o futuro projeta missões de "desorbitagem" (como remover satélites da órbita), comunicação de longa distância, entregas lunares e retorno de amostras, além de serviços de transporte para planetas próximos, como Marte e Vênus.

Companhia se considera uma empresa de transporte espacial fim a fim. Na prática, isso significa que eles participam de todo o processo: do projeto, construção de foguetes e o lançamento de cargas úteis.

Nos EUA, a companhia tem contratos com a Nasa e com a Força Aérea do país. Na sua página, também é mencionado que já foi contratada para lançamentos de empresas como Lockheed Martin, uma das maiores companhias do ramo aeroespacial e de segurança, e Northrop Grumman.

Empresa conta com vários investidores, mas um dos principais é a Noosphere Venture, comandada por Max Polyakov. Ele é ucraniano e vem do setor de tecnologia de informação. Após vender empresas para companhias como Oracle e o fundo Blackstone, passou a investir na indústria aeroespacial.

Como foi o pouso na Lua da Firefly Aerospace

 Imagem liberada pela Firefly Aerospace do Blue Ghost, que pousou na Lua
Imagem liberada pela Firefly Aerospace do Blue Ghost, que pousou na Lua Imagem: Divulgação/Firefly Aerospace/AFP
Leia o artigo completo