O atual governador Renato Casagrande desponta como favorito para uma das duas vagas ao Senado; na disputa presidencial, Jair Bolsonaro leva vantagem sobre Lula entre eleitores capixabas
Tati Beling/Divulgação/Assembleia Legislativa di Espírito Santo
Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera com 22,4% das intenções de voto no primeiro cenário estimulado
A corrida eleitoral para o governo do Espírito Santo já apresenta favoritos, de acordo com pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2024 e divulgada nesta terça-feira (10). O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera com 22,4% das intenções de voto no primeiro cenário estimulado. Na segunda posição, há um empate técnico entre o ex-governador Paulo Hartung (17%), hoje sem partido, o vice-governador Ricardo Ferraço (13,8%), do PSDB, e o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal (12%), do PDT. Arnaldinho Borgo (Podemos), Evair de Melo (PP) e Helder Salomão (PT) aparecem com menos de 10%.
Em um segundo cenário, sem a presença de Ferraço, Pazolini amplia sua vantagem, alcançando 23,6%. Paulo Hartung aparece com 20,6%, seguido por Sérgio Vidigal (12,8%), Da Vitória (7,8%), Helder Salomão (6,6%) e Euclério Sampaio (6,4%). O deputado federal Josias da Vitória é filiado ao PP, enquanto Sampaio, reeleito recentemente prefeito de Cariacica, faz parte dos quadros do MDB. O levantamento ouviu 1.520 eleitores em 47 municípios do Espírito Santo, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Casagrande lidera para o Senado
O atual governador Renato Casagrande (PSB) desponta como favorito para uma das duas vagas ao Senado, com 41,6% das intenções de voto. Lorenzo Pazolini figura em segundo, com 20,9%, seguido por Paulo Hartung (17,4%), o senador Fabiano Contarato (15,7%), do PT, e Sérgio Meneguelli (15,5%), do Republicanos. Outros possíveis candidatos, como o senador Marcos do Val (Podemos), aparecem com intenções de voto abaixo de 10%.
Disputa presidencial no Estado
A pesquisa também trouxe dados sobre as preferências para a eleição presidencial. Em um cenário hipotético, Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, lidera com 45,1% das intenções de voto, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 31,1%. Em outro cenário, sem Bolsonaro, Lula lidera com 32,4%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 28%, e Ciro Gomes (PDT), com 10,5%.
Veja os dois cenários para a disputa no governo capixaba
Confira como está a disputa no Senado
Cenários com e sem Bolsonaro para eleição presidencial
Publicado por Felipe Dantas