Post engana ao afirmar que Simone Tebet deixou o governo e pediu o impeachment de Lula

há 1 mês 1

Um post viral engana ao usar um vídeo antigo de Simone Tebet, ministra do Planejamento. De 11 de maio de 2016, ele mostra o discurso da então senadora durante voto para aceitar o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A fala, cuja transcrição está no site do Senado, foi editada, com supressão de menções a datas. Os trechos, como verificado pelo Comprova, foram tirados de contexto para passar a ideia enganosa de que são atuais e estão relacionados a Lula.

Simone Tebet ocupou vaga no Senado Federal de fevereiro de 2015 a dezembro de 2022, quando aceitou convite de Lula para assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) no terceiro mandato do petista, que teve início em janeiro seguinte. A ministra permanece à frente da pasta desde então.

Em contato com a reportagem, o ministério falou que o post é uma "fake news".

Para o Comprova, enganoso é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

POR QUE INVESTIGAMOS

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email [email protected].

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão e A Gazeta e e publicada em 4 de dezembro pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Correio Braziliense, Metrópoles e Terra.

Leia o artigo completo