Por que outubro foi o mês recorde em vendas de carros zero km em uma década

há 1 mês 2

Os dados da Fenabrave mostram que as vendas de veículos híbridos e elétricos cresceram significativamente, com o segmento de elétricos puros alcançando 6,1 mil unidades em outubro. Este aumento se deve à maior oferta de modelos e à queda dos preços em algumas marcas, o que tem atraído consumidores dispostos a adotar tecnologias mais sustentáveis.

A expectativa para o restante do ano

Com o fôlego de outubro, a expectativa para novembro e dezembro é positiva. "Novembro e dezembro são meses tradicionalmente fortes em vendas, com 13º salário e promoções de fim de ano, mas o estoque atual está apertado, então as montadoras vão precisar acelerar a produção para evitar desabastecimento", alerta Bacellar.

Ele também lembra que, em janeiro e fevereiro, é comum uma desaceleração natural nas vendas, o que indica que os próximos meses serão um verdadeiro termômetro para o desempenho anual do setor.

Esse otimismo é compartilhado pelo presidente da Fenabrave, Andreta Jr., que afirma: "O mês de outubro foi, de fato, excelente, com crescimento para todos os segmentos. O cenário permanece favorável ao crédito e, por isso, estamos caminhando em direção aos números projetados pela Fenabrave, que prevê alta de 16,8% para todo o setor, no ano de 2024."

Apesar da celebração, Bacellar acredita que ainda há espaço para melhorias. "O apetite do brasileiro por comprar carro está evidente. Se as instituições financeiras reduzissem as taxas de juros e o governo repensasse a carga tributária sobre veículos, estimada em 40%, o setor poderia viver um momento ainda mais espetacular, gerando ganhos não só para a indústria, mas também para a arrecadação, com o aumento do volume de vendas", completa.

Leia o artigo completo