Por que não dá para ser simpático no trânsito dentro de um Volkswagen

há 4 meses 40

Nos carros da Volkswagen, no entanto, a intenção de agradecer pode se tornar um verdadeiro mal entendido. "Quando buzino para agradecer, sai aquela buzina forte e o povo me xinga pensando que estou brigando. Parece algo pequeno, mas já me rendeu briga no trânsito", conta Thais Assis, proprietária de um Nivus.

Ela não é a única que já enfrentou problemas. Muitos outros proprietários de Volkswagen compartilham suas frustrações em fóruns e redes sociais. Pedro Henrique Oliveira, dono de um Volkswagen T-Cross, comenta: "é frustrante querer ser educado no trânsito e acabar gerando confusão. Hoje em dia, me acostumei a não tentar mais buzinar. Já pensei várias vezes em mudar a buzina, mas sempre fico preocupado com a questão da garantia."

De fato, a preocupação com a garantia do veículo é válida. Modificações no sistema original - principalmente fora da concessionária - podem resultar na perda de cobertura oferecida pela fabricante. Antes de realizar qualquer mudança, é importante verificar as políticas de garantia do veículo e considerar se vale a pena esperar até o fim do período de garantia.

Procurada pelo UOL Carros, a marca não esclarece o motivo dessa característica em suas buzinas, mas há no mercado algumas opções para resolver a questão. Uma delas é a retirada do chamado 'delay', ou seja, uma adaptação para tornar o botão mais fácil de ser acionado. O preço da transação é de R$ 300 em oficinas de acessórios automotivos.

O engenheiro mecânico André De Maria explica que o procedimento é simples, mas requer conhecimento técnico. "É preciso abrir o compartimento onde fica a bolsa do airbag e mudar a tensão da mola da buzina, usando uma peça mais macia. Assim, quando a pessoa der aquele toque leve, a peça será acionada. No entanto, é bom ressaltar que estamos mexendo no airbag, um equipamento de segurança. É importante que o mecânico tenha preparo para isso", alerta.

Outra opção comum é a instalação de outro tipo de buzina, com dois estágios - conhecidas como 'paquerinha'.

Leia o artigo completo