Hábito é comum e pode ter algumas explicações que dependem da região onde o pesado circula, mas pode ser puro desperdício
Por
Boris Feldman
Publicado em 26/08/2024 às 07h00
Eu nunca entendi porque os motoristas de veículos pesados que funcionam a base de diesel às vezes deixam o ônibus ou o caminhão parado por 10, 15 minutos e não desligam o motor.
VEJA TAMBÉM:
- Caminhão da GWM pode ‘salvar’ fuel cell
- Parei por 5 minutos: desligo o motor ou deixo ligado?
- 10 caminhões que podem ser dirigidos com ‘carteira B’
Cheguei até a perguntar para alguns deles: por que você não desliga o motor? Nenhum dos condutores soube me explicar. A resposta normalmente era: “sempre foi assim, os motoristas mais antigos, o meu tio e o meu avô, por exemplo, faziam isso, então eu também não desligo.
Depois eu até consegui duas explicações razoáveis. A primeira é que em países muito frios, onde a neve é quase uma constante, o motor não é desligado para manter o sistema de calefação. Enquanto nos locais tropicais, é feito para manter o ar condicionado.
Mas e nos veículos que não têm nem calefação e nem ar condicionado? Aí veio uma explicação mais convincente: é para manter em funcionamento o compressor que gera o ar comprimido para os freios e, em alguns casos, também para a suspensão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.