Mais um objeto não identificado foi encontrado na Polônia nesta quinta-feira (20), segundo um porta-voz da polícia. Um dia antes, outros objetos também foram descobertos no país e suspeita-se que possam ser de um foguete Falcon 9, da SpaceX, de Elon Musk.
Magdalena Zblewska, porta-voz da polícia, disse que o último objeto caiu na cidade de Czersk. Segundo ela, a corporação soube do caso por meio de um morador, isolou o local e investiga o caso para entender o que houve.
Os outros dois objetos foram achados na quarta-feira (19). Um deles apareceu de manhã nas instalações de uma empresa em Komorniki, perto de Poznan, de acordo com a polícia polonesa.
"Não podemos descartar que o objeto venha do foguete Falcon 9, cujo voo monitoramos. Mas a confirmação disso ainda requer uma análise", afirmou Agnieszka Gapys, porta-voz da Polsa, a agência espacial do país.
Ainda na quarta, um segundo contêiner idêntico foi encontrado na floresta da aldeia de Wiry —a cerca de 30 quilômetros um do outro.
"Quando as atividades relacionadas à inspeção do primeiro objeto forem concluídas, realizaremos atividades semelhantes na floresta", disse Lukasz Paterski, porta-voz da polícia de Poznan.
A Polsa disse que, na manhã de quarta, monitorava um foguete da SpaceX, lançado em um missão da Starlink da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em 1º de fevereiro.
"Já temos fotos dos objetos que caíram perto de Poznan. O Departamento de Segurança Espacial da Polsa verificará o objeto com a SpaceX", declarou a agência.
O Falcon 9 é um foguete reutilizável de dois estágios projetado e fabricado pela SpaceX para o transporte de pessoas e cargas para a órbita terrestre.