PL propagandeia encontro com redes sociais e pega Big Techs de surpresa

há 1 mês 3

Procuradas pela reportagem, Meta e TikTok não comentaram. O Google informou participar "de inúmeros eventos oferecendo treinamentos, com foco em ferramentas como Gemini e Google Trends".

Na segunda-feira (17) da mesma semana, a Meta dará um curso a dirigentes do PT. O objetivo é ensinar estratégias e melhores práticas para as plataformas da empresa. O conteúdo será similar ao compartilhado dias depois com o PL.

A coluna apurou que o que será apresentado é similar ao Summit Eleições 2024, evento promovido pela Meta em agosto do ano passado com vistas às eleições municipais.

Na ocasião, profissionais das áreas de comunicação e de relações governamentais falaram sobre padrões da comunidade, insights sobre a integração da inteligência artificial, criação de vídeo, a distinção entre anúncio e conteúdo patrocinado, além de comportamentos proibidos no WhatsApp como envio de mensagens em massa e uso de APIs vetados.

O Google realizou treinamentos semelhantes para PV, PSB e a liderança do governo no Congresso.

Esse tipo de iniciativa contribui com o entendimento de profissionais em diversas áreas sobre novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial. Ao longo dos últimos anos, o Google ministrou treinamentos para organizações pelo país, incluindo partidos políticos de todos os campos, órgãos públicos, empresas e empreendedores
Google, em nota

Continua após a publicidade

Segundo outro interlocutor, só em 2021, a Meta realizou uma dezena desses cursos para partidos com presença no Congresso. Já há, aliás, outros encontros marcados com outros partidos para além de PT e PL.

Encontros entre as Big Tech e partidos políticos e órgãos de governo para tratar de aspectos técnicos das plataformas são corriqueiros. Os cursos são oferecidos a partidos com representação no Congresso e a a políticos eleitos

Fica a critério do partido, porém, o nível de visibilidade dado ao encontro, comenta um interlocutor.

A coluna apurou junto a pessoas próximas às Big Tech que não há conotação política ou mercadológica na abordagem, tanto é que serão destacados para o evento do PL profissionais ligados à área de produto, especialistas em explicar os detalhes técnicos das plataformas, mas não autorizados a lidar com a contratação dos serviços ou a exploração deles para fins políticos.

Falando em condições de anonimato, um interlocutor de uma das Big Tech afirmou que a peça de divulgação e a dimensão que o evento tomou pegaram a empresa de surpresa. A conversa inicial era para uma sessão institucional.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo completo