Philips tem primeira mulher na alta diretoria em 133 anos

há 3 meses 4

A primeira diretora financeira e membro do conselho de administração da Philips na história da empresa começa seu mandato nesta terça-feira (1º).

Charlotte Hanneman, 45, está assumindo o cargo de CFO da fabricante holandesa de equipamentos médicos, sucedendo Abhijit Bhattacharya, que ocupava o cargo desde 2015. A executiva trabalhava antes na Stryker Corp, empresa americana do mesmo setor.

A Philips está tentando recuperar a confiança dos acionistas e consumidores após pagar menos do que o esperado para resolver reivindicações relacionadas a dispositivos defeituosos para apneia do sono. No início deste ano, seus dois maiores investidores, Exor NV e Artisan Partners GP LLC, aumentaram suas participações na empresa, demonstrando maior confiança na companhia.

O CEO Roy Jakobs, que estava supervisionando os problemas em torno do recall, assumiu o comando em outubro de 2022 e começou seu mandato demitindo 10 mil pessoas. Jakobs também substituiu mais da metade dos membros do comitê executivo desde que assumiu, como parte de sua estratégia para construir "a equipe e as capacidades certas."

"Charlotte é a líder certa para este papel, com mais de 20 anos de experiência nas indústrias de tecnologia médica e farmacêutica, e experiência na Ásia, Américas e Europa," disse Jakobs em comunicado.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A empresa começou a recolher alguns produtos para apneia do sono devido a preocupações de saúde relacionadas à espuma de amortecimento de ruído que se desintegrava em junho de 2021, com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA classificando a falha como um problema de classe 1, o tipo mais sério. Suspendeu as vendas desses dispositivos nos EUA e o recall custou à empresa cerca de US$ 5 bilhões, segundo cálculos da Bloomberg.

As ações da Philips subiram mais de 44% este ano, mas o estoque ainda está cerca de 32% abaixo desde o início do recall.

Leia o artigo completo