A PF (Polícia Federal) cumpre na manhã desta quarta-feira (28) 10 mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa suspeita de cometer crimes contra o sistema financeiro nacional. A Operação Concierge tem como alvo facções criminosas e empresas com dívidas trabalhistas e tributárias que utilizavam bancos digitais para manter contas clandestinas e lavar dinheiro.
O que aconteceu
Operação Concierge apura crimes contra o sistema financeiro. A ação visa desarticular uma organização criminosa suspeita de viabilizar a prática de lavagem de dinheiro. O movimento ocorria com o auxílio de bancos digitais que se mantinham hospedados em instituições financeiras de grande porte.
Fintechs eram utilizadas pelas organizações criminosas. Segundo as investigações, dois bancos digitais regularmente hospedados nos sistemas do BC e movimentaram R$ 7,5 bilhões. O grupo também usava meios de pagamento com máquinas de cartão de crédito em nome de empresas de fachada, não relacionadas aos verdadeiros usuários, permitindo a lavagem de dinheiro e pagamento de atos ilícitos de forma oculta.