A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quinta-feira (12) para apurar suspeitas de desvios de recursos envolvendo o governador do Pará, Helder Barbalho, e sua mãe, a deputada federal Elcione Barbalho, ambos do MDB.
Equipes da PF cumprem desde o início da manhã mandados de busca e apreensão em Belém em endereços de pessoas ligadas à família Barbalho. Uma aeronave da PF chegou a ser deslocada para a capital paraense para executar os mandados.
Procurado, o governo do Pará disse que "não há em curso nenhuma operação da PF relacionada a órgãos do governo do Pará ou do governador do Estado". O UOL também procurou Elcione Barbalho, e o espaço segue aberto para manifestação.
A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) porque Elcione é parlamentar e apura desvios de emendas parlamentares destinadas à gestão de Helder Barbalho. São investigados crimes de peculato (desvio de recursos públicos), fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Trata-se de mais uma apuração da PF que mira desvios de emendas parlamentares. Nesta semana, a PF da Bahia deflagrou outra operação sobre supostos desvios de emendas destinadas ao Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) na Bahia.