Pesquisa mostra hábitos e preferências online dos brasileiros

há 1 semana 3

A pesquisa O Melhor da Internet, realizada pelo Datafolha, mapeou o comportamento online dos brasileiros em dois levantamentos. O primeiro, conduzido entre 14 e 18 de outubro deste ano, entrevistou 2.002 brasileiros com mais de 16 anos e abordou o uso de recursos ligados à internet, incluindo ferramentas de inteligência artificial.

O segundo levantamento, realizado entre 23 de outubro e 6 de novembro, contou com a participação de 1.500 internautas brasileiros, que deram sua opinião sobre 32 categorias de produtos ou serviços, divididas em sete áreas. Sendo elas transporte, finanças, varejo, compras, tecnologia, streaming e serviços digitais.

Os resultados do primeiro levantamento revelam que a parcela de brasileiros que passam muito tempo conectados aumentou de 32% para 36%. O índice também cresce conforme aumentam a renda familiar mensal e o grau de instrução do entrevistado.

Os números sobre a posse de internet banda larga nas residências mostram que a democratização do acesso não avançou, registrando uma queda de 75%, em 2023, para 74% neste ano. Esse indicador é mais elevado entre os mais jovens, os mais ricos e os mais instruídos.

Entre os dispositivos com acesso à internet, o levantamento do Datafolha mostra que os smartphones se mantêm como a principal ferramenta de conexão, enquanto o uso da Smart TV vem crescendo.

Sobre contas em redes sociais, os dados mostram que 96% dos brasileiros possuem ao menos uma, com o WhatsApp mantendo a liderança em número de usuários.

A rede de mensagens instantâneas, no entanto, pela primeira vez, aparece empatada com o Instagram como a preferida dos entrevistados.

Leia o artigo completo