O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou a sétima edição do Atlas da Notícia, uma pesquisa sobre o jornalismo local que mapeará os veículos jornalísticos nos 5.570 municípios do Brasil. Os resultados serão divulgados em julho de 2025.
O objetivo é monitorar o fechamento de veículos e destacar as novas iniciativas surgidas desde a sexta edição, realizada em 2023.
A última edição do Atlas da Notícia registrou uma redução de 8,6% (256 municípios) no total de desertos de notícias. Ainda assim, 2.712 municípios - que abrigam 26,7 milhões de brasileiros - permaneciam sem acesso a notícias sobre a cidade onde moram.
O projeto é patrocinado pelo Google e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (Abej) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
A organização dos dados será realizada pelo Volt Data Lab, agência de jornalismo de dados liderada pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. A coordenação da pesquisa ficará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, com pesquisadores representando cada região: Angela Werdemberg (centro-oeste), Dubes Sônego (sudeste), Jéssica Botelho (norte), Mariama Correia (nordeste) e Marcelo Fontoura (sul).
A edição anterior contou com a colaboração de 303 voluntários, que atualizaram um banco de dados com informações de 14.444 organizações. Interessados em colaborar com a pesquisa podem se inscrever preenchendo este formulário.