Aracaju
A Globo fechou, em parceria com a RBS, sua afiliada no Rio Grande do Sul, um contrato de longo prazo com a Federação Gaúcha de Futebol para a transmissão do Campeonato Gaúcho. O contrato foi assinado nesta segunda (25).
O acordo é válido por três anos. Ou seja, com início em 2025, o vínculo termina em 2027. A Globo vai mostrar partidas nas tardes de sábado, via RBS TV, sua parceria no estado sulista. SporTV mostra jogos desde a primeira fase.
Já o Premiere, para todos os jogos que envolvam Internacional, Grêmio e Juventude, serão mostrados no serviço. O objetivo é reforçar o pay-per-view, que ainda não tem sua continuidade garantida a partir de abril, por falta de jogos do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos três anos, a Globo fazia apenas contratos de curto prazo com o Campeonato Gaúcho por que não queria mais investir tanto em Estaduais. Mas as demandas dos clubes e a audiência em outras emissoras fez a política mudar.
O Gauchão terá um novo regulamento para o ano que vem. Os 12 clubes que disputam foram separados e, três grupos de quatro equipes. Eles jogam contra rivais das outras chaves. Grêmio, Internacional e Juventude serão os líderes de grupo.
A primeira fase tem turno único com oito partidas. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as finais.
Os clubes entre quinto e oitavo lugares fazem um quadrangular e disputam vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão. Os clubes restantes jogam um quadrangular para definir dois rebaixados para a segunda divisão. .
A competição começará no dia 22 de janeiro e termina em 16 de março. As datas e a tabela de jogos devem ser divulgadas nos próximos dias.