Pânico se espalha por mercados asiáticos após 'tarifaço' entrar em vigor

há 2 dias 3
No primeiro dia útil com o "tarifaço" norte-americano em vigor, os mercados de ações asiáticos despencam
No primeiro dia útil com o "tarifaço" norte-americano em vigor, os mercados de ações asiáticos despencam Imagem: I-Hwa Cheng - 07.abr.25/AFP

As principais Bolsas de Valores da Ásia estão derretendo no início dos negócios de segunda-feira (7), primeiro dia útil após entrar em vigor o 'tarifaço' do presidente americano, Donald Trump. Os índices futuros das Bolsas dos Estados Unidos também registram grandes baixas.

Com medo das consequências da guerra comercial global iniciada por Trump, os investidores estão vendendo freneticamente ativos de risco, como as ações de empresas negociadas em Bolsa, para colocar o dinheiro em opções mais seguras, a exemplo do ouro e dos Treasuries, os títulos do Tesouro americano.

O que está acontecendo

Por volta das 23h de Brasília (11h em Tóquio e 10h em Pequim), as Bolsas asiáticas registravam fortes perdas. A de Xangai recuava 7,1% e a do Japão caía 6,1%. Mais cedo, a negociação dos contratos futuros do índice da Bolsa de Tóquio foram suspensas — uma medida conhecida como circuit breaker — depois de apresentarem grande baixa e volatilidade. A Bolsa de Taiwan perdia 9,6%, mesma queda da de Hong Kong, e a da Coreia do Sul recuava 4,5%.

Leia o artigo completo