O desenvolvimento tecnológico é um dos motores do crescimento econômico, segundo Malan. Para o ex-ministro, países como Japão, Coreia e Taiwan perceberam que é importante reduzir a distância tecnológica que existe com os países desenvolvidos.
O verdadeiro motor do crescimento é o desenvolvimento tecnológico. Isso depende de investimento em gente. De educação, com política pública.
Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda
Malan também defende a necessidade de integração entre os países. Para o economista, o Brasil precisa ter maior integração com outros locais do ponto de vista financeiro, tecnológico e comercial.
Inflação
Malan afirmou que os brasileiros não vão permitir que nenhum governo seja leniente com a inflação. "A sociedade brasileira hoje não permitirá que nenhum governo tenha uma atitude excessivamente leniente e complacente acerca da inflação", afirmou Malan.
A inflação brasileira chegou ao teto da meta em julho. A variação ficou acima da previsão do mercado e o IPCA acumula alta de 4,5% nos últimos 12 meses. Em evento nesta segunda, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que está "sedimentado" entre os diretores da autarquia o consenso de que farão o que for preciso para trazer a inflação para a meta.