A vereadora paulistana Amanda Paschoal (PSOL) protocolou nesta terça-feira (7) um projeto de decreto legislativo para conceder o título de cidadã honoraria de São Paulo à atriz Fernanda Torres, primeira atriz brasileira a conquistar o Globo de Ouro.
O texto prevê que a entrega do título ocorreria em sessão solene e que as despesas ficariam a cargo das dotações orçamentárias da Câmara Municipal de São Paulo.
Na justificativa, a vereadora cita a trajetória da atriz e sua carreira literária, com três livros lançados.
"Dentre os destaques do seu portfólio televisivo, destacam-se produções enraizadas na cultura nacional, como o primeiro sitcom televisionado no Brasil, 'Os Normais', que contou com 71 episódios, e a popular série de comédias Tapas & Beijos, também produzida e transmitida pela principal emissora do país", afirma.
A vereadora cita o sucesso de Ainda Estou Aqui, que rendeu o Globo de Ouro para Fernanda. "O sucesso de 'Ainda Estou Aqui' foi e é estrondoso, tendo alcançado, até esta data, a marca de 3,08 milhões de espectadores apenas no Brasil, e cerca de 40 indicações a prêmios nacionais e internacionais de cinema", diz. "Parcela desse sucesso se deve à magistral atuação de Fernanda Torres, descrita como 'soberba' pela Variety, publicação especializada de cinema internacional."
"Ao conquistar o troféu, Torres entrou para o seleto grupo de atrizes que já venceram o Globo de Ouro por trabalhos em filmes de drama não falados em inglês, rol agora composto por apenas quatro atrizes."