A vereadora paulistana Luna Zarattini (PT) pediu explicações, por meio de um ofício para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a oferta de trens e metrôs por 24 horas durante o festival Lollapalooza neste final de semana.
Entre sexta-feira (28) e domingo (30), a concessionária ViaMobilidade oferecerá para quem for ao festival uma linha expressa, que parte das estações Pinheiros e Morumbi e segue direto para a estação Autódromo.
No ofício, a vereadora pede que a gestão Tarcísio faça estudos com objetivo de ampliar a oferta de linhas para os estudantes e trabalhadores que moram em regiões periféricas.
"O Governo do Estado e as concessionárias já demonstraram que é possível oferecer trajetos expressos e reduzir significativamente o tempo de deslocamento. Agora, nossa luta é para que essa eficiência não seja apenas para festivais, mas também para quem precisa do transporte todos os dias", diz Luna.
Em outro documento, destinado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a vereadora questiona quais medidas a gestão Ricardo Nunes (MDB) tem feito para apurar possíveis denúncias de trabalho análogo à escravidão e se haverá plantão durante os três dias de evento.
"No ano de 2023, houve o resgate de cinco homens que atuavam na informalidade e prestavam serviços para terceirizada carregando bebidas em jornadas de 12 horas e obrigados pela chefia a ficar na tenda de depósito, dormindo em cima de papelão, para vigiar a carga, sem energia elétrica", escreveu a vereadora.