A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) solicitou ao ministro da Educação, Camilo Santana, informações acerca da divulgação de dados do resultado do Saeb do ano de 2023.
A decisão do governo Lula (PT) de engavetar a divulgação dos resultados de alfabetização da principal avaliação da qualidade da educação básica do país foi revelada pela Folha na quinta-feira (27).
No ofício, Tabata questiona quais as razões levaram o MEC a não divulgar os resultados de 2023 e quais seriam as inconsistências no Saeb encontradas pelo governo.
A reportagem teve acesso a um ofício, assinado pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais, órgão do MEC responsável por avaliações), Manuel Palácios, no qual indica que haja somente a "publicação dos microdados das avaliações do Saeb 2023 do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática".
Ao Painel, Tabata reforçou a importância dos dados do Saeb. "Restringir a divulgação dos dados dos anos iniciais, ainda que o MEC acredite em uma metodologia mais apropriada para verificar os avanços da alfabetização, atrapalha o poder público na correção de problemas nas políticas públicas", diz a deputada.
"Também influencia negativamente a produção de pesquisas relacionadas à educação por falta de uma base de comparação", prosseguiu Tabata, que no sábado (29) foi reeleita presidente do PSB na capital paulista.