O Governo de São Paulo incluiu mais quatro projetos no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado. Todos os projetos estão ligados à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho do PPI, nesta quarta-feira (18).
Um dos projetos prevê a concessão de serviços de conservação e restauração de vegetação nativa em áreas de proteção estaduais. A ideia é que haja uma outorga para geração e comercialização de créditos de carbono.
Também foi aprovada a delegação à iniciativa privada da gestão de serviços de turismo em nove unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal.
Outro projeto que entrou no PPI tem como foco estudar soluções regionalizadas de saneamento para garantir resiliência hídrica e antecipação das metas de universalização. Os estudos vão abranger municípios localizados nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos Tietê/Jacaré e Tietê/Batalha.
O quarto projeto é a estruturação de 12 consórcios de gestão de resíduos sólidos integrando 216 municípios. Juntas, as cidades geram aproximadamente 7 mil toneladas de lixo por dia.