A sogra do líder do Podemos no Senado, Rodrigo Cunha (AL), Rose Marie Ferreira da Hora, ganhou em agosto um cargo comissionado na liderança do partido na Câmara.
Rose Marie, que se apresenta em redes sociais como coordenadora de assuntos condominiais no Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) do Distrito Federal, é mãe da cantora Millane Hora, casada com Cunha. Pelo cargo na liderança do Podemos na Câmara, ela recebe uma remuneração de R$ 12.267,18 após descontos obrigatórios, além de auxílios de R$ 1.519,76.
Rodrigo Cunha foi eleito vice-prefeito de Maceió nas eleições de outubro na chapa encabeçada pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC, reeleito com mais de 83% dos votos. Ele deve deixar o cargo de senador ainda neste mês.
A caracterização do nepotismo na administração pública tem como um de seus marcos a súmula vinculante 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), de 2008.
O texto inclui entre as violações à Constituição a nomeação de parentes até o terceiro grau para ocupar cargo em comissão ou de confiança na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União.
Procuradas, as lideranças do partido na Câmara e no Senado informaram que o partido responderia à demanda. O Podemos informou que Rose Marie Ferreira da Hora desempenha funções administrativas internas na liderança.