Painel S.A.: Restrição a Santos Dumont vai gerar alta de 25% em voos internacionais via Galeão

há 5 meses 16

Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram um forte aumento no número de voos internacionais desembarcando no aeroporto do Galeão ao longo dos próximos meses.

O levantamento foi feito pela FecomercioRJ, uma das defensoras da restrição ao Santos Dumont.

A alta de quase 27% nos desembarques de voos egressos de outros países refere-se à programação oficial das companhias aéreas para a primeira temporada completa após a restrição imposta pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A limitação às operações no Santos Dumont, que trabalha apenas com voos domésticos, foi uma demanda da própria Fecomércio RJ, apoiada pelo governo estadual e pela prefeitura do Rio de Janeiro.

O motivo era a baixa movimentação de passageiros no Galeão. No ano passado, o governo federal cedeu e determinou um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano no Santos Dumont, o que levou a uma reorganização da malha que, como mostram os dados levantados junto à Anac, impactou positivamente os voos internacionais com destino ao Rio de Janeiro.

O motivo desse efeito, apesar de o Santos Dumont nunca ter operado voos internacionais, é que, com mais voos domésticos no Galeão, o aeroporto internacional torna-se uma alternativa logisticamente mais adequada para voos internacionais, em razão de conexões mais facilitadas, que não dependem do translado do passageiro até o Santos Dumont, com risco de perda de conexão.

As reservas obrigatórias das empresas aéreas para a chamada temporada de inverno [referente ao hemisfério norte, abarcando verão brasileiro, com datas de alta movimentação como réveillon, carnaval e férias de verão] apontam uma programação de 7.261 desembarques internacionais no período que se inicia no próximo dia 27 e se estende até 29 de março.

Esse volume representa 40 aterrissagens de voos comerciais vindos do exterior diariamente. O número também representa uma alta de 26,7% na comparação com as 5.731 chegadas da temporada anterior. Ou seja, na temporada 2024/2025, o Galeão receberá 1.530 voos internacionais a mais do que no ano passado.

Para o réveillon, voos internacionais com chegada no Galeão entre os dias 25 e 30 de dezembro, a alta será ainda maior, de 30,4%, conforme indicam os dados da Anac.

A tendência também se confirma em relação aos voos domésticos, no que seria o efeito mais imediato das restrições ao Santos Dumont, que já não recebia voos de fora do país. Para os seis meses a contar do próximo dia 27, o Galeão deverá receber 3.538 voos domésticos a mais do que na temporada 2023/2024 - uma alta de 29,7%. Há também alta prevista para o Réveillon, embora em nível menor do que o salto nos desembarques internacionais (13,3%).

"O Galeão voltou a ser um aeroporto competitivo e viável em muito pouco tempo. Há mais voos, mais oportunidades de conexão e isso cria condições para que mais gente visite o Rio", diz o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio Queiroz Filho.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo