O empresário Nelson Tanure, um dos maiores investidores do país, enviou ao Cade notificação de que, por meio do Fundo de Investimento Multimercado Arila, assumirá o controle da rede de supermercados Dia Brasil. Hoje a rede pertence ao fundo de investimento Lyra II.
A rede foi fundada pelo grupo espanhol de mesmo nome, que chegou ao país há 23 anos e atravessou um amargo processo de reestruturação financeira. Cerca de 340 lojas da rede foram fechadas e o grupo decidiu sair do país.
Naquela ocasião, a gestora MAM Asset, de Maurício Quadrado, estruturou um fundo exclusivo para que um de seus clientes comprasse 100% da operação do Dia.
A rede espanhola, por sua vez, comprometeu-se a realizar um aporte de 39 milhões de euros (cerca de R$247 milhões) em benefício do Dia Brasil, que acumulava dívidas de cerca de R$ 3 bilhões.
O Dia entrou em recuperação judicial em março e obteve redução de sua dívida. Também passou por uma reestruturação operacional, reduzindo o número de lojas para 244 e concentrando a operação em São Paulo.
As lojas passaram por reformas, como renovação da fachada, iluminação e reorganização das gôndolas, conseguindo trazer de volta seus clientes e aumentar as vendas.
A reação da operação brasileira despertou o interesse de Tanure, que começou as negociações com o cliente da MAM Asset em outubro.
Consultado, Tanure confirmou a operação ao Painel S.A.. Informou ser somente um acionista do fundo Alira, que detém o FIP Lyra.
"A conclusão da operação depende do cumprimento de certas obrigações pelo fundo", disse Tanure.
Com Stéfanie Rigamonti