A Gol foi a companhia aérea que mais vendeu bilhetes pelo programa Voa Brasil. A fatia da empresa ficou em 64%, o que representa duas a cada três passagens comercializadas na plataforma, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos.
Em seguida ficaram Latam (24%), Azul (11%) e Voepass (0,5%). Ao todo, foram vendidos 12,4 mil bilhetes por até R$ 200.
Lançado em 24 de julho, o programa completou dez semanas de funcionamento na última terça (1º). De acordo com o ministério, o pico de vendas ocorreu nas duas semanas após o lançamento, mas houve um crescimento das reservas nos 15 dias finais do mês de setembro.
A primeira fase do programa contemplou mais de 23 milhões de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), independente da faixa de renda. Internamente, o governo Lula (PT) analisa a segunda fase de implantação do programa, prevista para o primeiro semestre de 2025 e que vai beneficiar estudantes universitários atendidos por programas sociais.
Até o momento, 72 cidades estão entre os destinos das viagens adquiridas por meio do Voa Brasil. Entre as regiões, o Sudeste concentrou 44% dos bilhetes, seguido pelo Nordeste (40%), Centro-Oeste (7%), Sul (5%) e Norte (3%).
O programa foi concebido sob o compromisso das companhias aéreas de disponibilizar 3 milhões de passagens aéreas na plataforma com preço reduzido. O governo afirma, porém, não se tratar de uma meta de vendas.
Idiana Tomazelli (interina) com Diego Felix