O Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval de rua do Recife, contratou a Ambipar, líder global em soluções ambientais, para fazer sua compensação de gases estufa com créditos de carbono. Com saída programada para 1 de março, o bloco deverá receber 4 milhões de pessoas ao longo de 14 horas de festa.
No cálculo, o bloco considerou as 64 carretas que farão o cortejo, a movimentação de foliões pelo transporte público (ônibus e metrô), a montagem de camarotes e os veículos utilizados pela Polícia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros e para atendimento médico.
"Para calcular as emissões de carbono do Bloco Galo da Madrugada, criamos uma medição exclusiva. O cálculo considera cada quilômetro rodado por veículo utilizado no percurso", disse o gerente de negócios da Ambipar, Vinicius Hernandes.
A neutralização de carbono realizada pela empresa de soluções ambientais também abrange a produção do Galo Gigante, símbolo do bloco erguido sobre a Ponte Duarte Coelho, na capital pernambucana.
Com cerca de 27 m de altura e nove toneladas, a escultura está sendo confeccionada com materiais recicláveis e todas as etapas de sua construção estão sendo monitoradas pela Ambipar para garantir a compensação ambiental adequada.
Em 2024, todos os eventos do Bloco do Galo da Madrugada emitiram 38,7 toneladas de carbono equivalente (tCO2e) e foram utilizados 39 créditos de carbono para a compensação.
Com Stéfanie Rigamonti