O líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Paulo Fiorilo, pediu nesta quarta-feira (8) que o Ministério Público investigue o surto de virose que atinge a Baixada Santista.
Em ofício ao procurador-geral de Justiça, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, o deputado afirma que alguns dos fatores apontados como causa das contaminações são a poluição das águas costeiras e o manejo inadequado do sistema de esgotamento sanitário, sob gestão da Sabesp privatizada.
Ele pede que a Promotoria verifique se há falhas na operação da companhia de saneamento e investigue se há relação entre o aumento dos casos de virose e a qualidade da água do mar.
Também requisita que o Ministério Público solicite os relatórios de monitoramento da qualidade da água e apure possíveis responsabilidades de gestores públicos e da iniciativa privada.
"Reforço que a apuração dos fatos é essencial para a adoção de medidas que garantam não apenas a resolução da situação atual, mas também a prevenção de novos surtos e a preservação ambiental da região", afirma.
Além de Guarujá, moradores e turistas de Santos e Praia Grande, na Baixada Santista, e de São Sebastião, no litoral norte, também relatam sintomas gastrointestinais causados pelo surto.
Guarujá aguarda o resultado de análises encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para esclarecer a origem das contaminações. A prefeitura afirma acreditar que a causa pode estar relacionada a vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da praia da Enseada.