O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), conhecido como JHC, anunciará o senador Rodrigo Cunha (Podemos) como vice em sua chapa pela reeleição nesta quinta-feira (1º).
O discurso oficial será feito durante a convenção do PL na capital de Alagoas, que contará com a presença de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados e aliado de JHC.
Com a escolha, a mãe de JHC, a ex-prefeita Eudocia Caldas (PL), assumirá a vaga no Senado de Cunha, de quem ela é suplente.
A definição da chapa de JHC adquire mais importância devido ao plano do prefeito de concorrer ao governo de Alagoas em 2026, deixando assim o vice à frente da administração municipal.
A presença de Lira marca a superação de tensões na relação com JHC e Cunha. O presidente da Câmara queria que a vice fosse Jó Pereira, que é sua prima e é secretária de Educação de Maceió.
Além disso, como relator do projeto do Mover (programa para descarbonização do setor automotivo) no Senado, Cunha retirou do texto o trecho que tratavam da "taxa das blusinhas" (taxação de compras internacionais de até US$ 50) em junho.
A manobra gerou irritação em Lira, que publicamente ficou com o peso de ter defendido a inclusão da taxa na Câmara.
Após essa crise, a base do governo Lula (PT) conseguiu recolocar a taxação na proposta, e o Mover foi, enfim, aprovado também pelos senadores.