O Ministério da Saúde vai assinar com 26 estados e o Distrito Federal na próxima terça-feira (10) planos de ação regional para adesão ao programa Mais Acesso a Especialistas, em ato que deve ocorrer na reunião do fórum de governadores em Brasília.
Os planos assinados formalizam a proposta dos estados para implementação do programa, lançado em abril e um dos mais caros ao presidente Lula (PT). Já existe um orçamento de R$ 1,2 bilhão reservado para incentivar a colocar em prática a iniciativa.
O tema já havia sido debatido pela ministra Nísia Trindade (Saúde) na última reunião realizada pelos governadores, em 28 de novembro. Na ocasião, a ministra detalhou a intenção de fazer mais de 1 milhão de cirurgias eletivas por meio do programa até 2026.
O ministério dará ajuda financeira para viabilizar a redução de filas de espera para realização de cirurgias. O paciente seria encaminhado a um local para fazer consultas e exames, e a secretaria de Saúde ficaria responsável por fiscalizar o serviço para que tudo ocorra em no máximo 60 dias.