O Ministério da Justiça vai repassar R$ 27,8 milhões ao governo de São Paulo para a compra de câmeras corporais para policiais militares, após o estado ter a proposta aprovada em edital lançado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Os recursos serão utilizados pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a contratação de mais 2.057 dispositivos, alcançando um total de 14.057 câmeras, o que representará um crescimento de 28% no programa do estado.
O edital prevê a liberação de recursos de propostas alinhadas às diretrizes federais estabelecidas em portaria. São Paulo ficou em primeiro lugar na categoria de estados com efetivo policial superior a 20 mil agentes, superando Bahia, que terminou em segundo, e Rio de Janeiro, em terceiro.
O resultado preliminar saiu no mesmo dia em que o governador afirmou ter errado nas críticas que fez ao uso das câmeras corporais pela Polícia Militar desde o período em que era candidato ao cargo.
As declarações foram dadas dois dias após a divulgação de imagens de um PM atirando um homem de uma ponte durante uma abordagem, em caso que se somou a uma sequência de mortes contra vítimas desarmadas.