O MDB dará início no dia 19 de fevereiro à elaboração de um documento programático para as eleições de 2026, que deve ter a defesa do semipresidencialismo como um dos tópicos.
Haverá uma palestra online com este tema dada pelo ex-presidente Michel Temer, antigo entusiasta da bandeira. O semipresidencialismo, que dá mais poderes ao Parlamento, voltou a ser discutido no início do mês, após a apresentação de um projeto de emenda constitucional na Câmara dos Deputados.
O documento, batizado de "O Brasil Precisa Pensar o Brasil", será elaborado ao longo do ano, com a participação de militantes, realização de eventos regionais e contribuições online.
A ideia é que tenha o mesmo impacto de "Uma Ponte para o Futuro", de 2015, que defendia uma série de medidas que acabaram sendo abraçadas pelo governo Temer, como a reforma trabalhista.
O MDB ainda não decidiu que posição adotará na eleição de 2026. O partido tem três ministros, mas conta também com uma ala que faz oposição ao governo Lula e prefere apoiar uma candidatura de direita. O mais provável é que o partido siga dividido na eleição presidencial.