Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, o deputado Evair de Melo (PP-ES), aliado de Jair Bolsonaro (PL), afirma que a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) tem que se explicar sobre os incêndios que atingem partes do Brasil.
"Marina vai ter que vir [à comissão] e se explicar. Só não vale agora culpar Bolsonaro", afirma o deputado, que quer convocar a ministra para falar do tema no colegiado.
Para Evair de Melo, "existe algo estranho no ar." "Temos médias históricas e esse ano todas foram ultrapassadas, principalmente em áreas produtivas e especial no estado de São Paulo", afirma.
"Não duvido que seja um movimento orquestrado pelas forças contrárias", complementa, em relação à sua avaliação, sem prova, de que os incêndios teriam sido provocados por integrantes da esquerda.
Os incêndios estão sendo investigados em dois inquéritos abertos pela Polícia Federal neste domingo (25) para apurar suspeita de ação criminosa. Dois homens foram presos neste fim de semana em São Paulo suspeitos de atear fogo, em São José do Rio Preto e Batatais.