O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu à Polícia Federal que dê proteção ao deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB), candidato à Prefeitura de João Pessoa.
A solicitação ocorre após Carneiro ter cancelado um evento cultural num bairro da cidade no último dia 15, por pressão de uma facção criminosa local. A reunião ocorreria num circo, cujo proprietário relatou ter sofrido ameaça de morte.
No ofício, enviado à superintendente da PF na Paraíba, Christiane Machado, Lira diz que "nos últimos tempos, as disputas eleitorais têm sido marcadas por crescente violência a ameaçar o espírito democrático que deve permear as eleições em nosso país".
"Nesse cenário, com o fim de proteger prerrogativas constitucionais do deputado federal Ruy Carneiro, que noticia sérias ameaças à sua integridade e de sua família durante eventos políticos havidos nesse estado, solicito a vossa excelência a adoção de medidas necessárias a garantir a segurança do congressista em tela, observados os limites do território paraibano", prossegue Lira.