O Expojud Portugal, realizado entre segunda-feira (31) e sexta (4) em Lisboa, terá uma série de debates sobre novas tecnologias, como inteligência artificial, blockchain, big data e cibersegurança, e a transformação digital da Justiça.
Juízes, membros do Ministério Público, especialistas e acadêmicos brasileiros e portugueses irão ministrar palestras e apresentar cases na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa ao longo desta semana.
Entre os nomes confirmados estão Fernando da Silva Comin, conselheiro do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e ex-procurador-geral de Justiça de Santa Catarina; Alexandre Libonati de Abreu, juiz auxiliar da Presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça); Luciana Dória, juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça; Paulo de Sousa Mendes e Fernando Araújo, professores catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Pedro Tavares, ex-secretário de Estado da Justiça de Portugal.
A programação também inclui a apresentação de iniciativas como o sistema Defensor.IA, da Defensoria Pública de São Paulo, e o uso de IA no STF e no TJ-RS.
A abertura da Expojud será conduzida por representantes da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça de Portugal, do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e da Universidade de Lisboa.