A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) enviou ofícios à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e ao secretário responsável pela área no estado de São Paulo, Eleuses Paiva, pedindo medidas para conter o surto de viroses na Baixada Santista.
Ela também pediu à secretaria estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, investigação sobre as suspeitas de que um despejo de esgoto por parte da Sabesp na praia da Enseada, no Guarujá, tenha tido relação com as doenças. A empresa recém-privatizada nega qualquer elo com o problema.
Em seu ofício à ministra, a deputada, que foi candidata a prefeita de Santos no ano passado, relata que "nos últimos dias houve um aumento significativo nos casos de virose, o que está sobrecarregando o nosso sistema de saúde, de acordo com as informações locais".
A parlamentar solicita "intervenção do Ministério da Saúde em cooperação com as autoridades locais para determinar as causas desse surto e diminuir a pressão no sistema de saúde".
Já no ofício ao secretário estadual, Valle pediu reforço nas equipes técnicas para a análise das possíveis causas da virose, aumento de recursos, profissionais, insumos e medicamentos e campanhas educativas e preventivas para conscientizar a população.