O candidato a prefeito de Apucarana (PR) Paulo Vital (PL) copiou um famoso comercial lançado pela Folha no final dos anos 1980 em sua campanha eleitoral.
O vídeo do candidato mostra uma imagem desfocada, que vai sendo revelada enquanto uma voz diz: "Este homem é adorado em Apucarana. Este homem teve mais de 50 mil votos em nossa cidade. Este homem mudou o Brasil."
A seguir, aparece a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Vital.
O vídeo é um plágio da campanha Hitler, lançada pela Folha em 1988 e que conquistou prêmios de propaganda, entre eles o Leão de Ouro no Festival de Cannes. Foi criada pela agência W/Brasil, à época do publicitário Washington Olivetto.
A campanha do jornal também traz uma imagem desfocada e um narrador que diz: "Este homem pegou uma nação destruída. Recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo."
A seguir são apresentados indicadores positivos do seu governo até a revelação de que se trata do ditador nazista Adolf Hitler.
"É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação e o jornal que você recebe", conclui a propaganda do jornal.
O Painel tentou falar com o candidato, mas não conseguiu localizá-lo.