Três dias depois do afastamento do comandante da GCM, Eliazer Rodella, em razão de denúncias de violência doméstica contra a ex-mulher, a Câmara Municipal de São Paulo prestará homenagem às guardas nesta segunda-feira (7).
A sessão está agendada para às 15h e faz parte das comemorações do Dia da GCMF (Guarda Civil Metropolitana Feminina), celebrado em todo dia 5 de abril.
A data foi escolhida em homenagem à inspetora regional da Vila Mariana, Patrícia Aparecida da Costa, que sobreviveu após ter sido baleada durante uma ocorrência na capital. Desde 2015, a Câmara promove esta homenagem anualmente.
O evento foi organizado pela Câmara antes mesmo de a prefeitura anunciar, na sexta, que Rodella foi afastado "imediatamente de suas funções", após a ex-mulher dele, Samara Rocha Bragantini, acusá-lo de violência doméstica e psicológica.
"Um processo na corregedoria será instaurado para apurar as denúncias e verificar seus fundamentos. Caso as acusações sejam comprovadas, o comandante será exonerado", diz nota enviada pela Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo.
Em depoimento ao canal de YouTube Histórias de Divórcios e em entrevista à Folha, Samara afirma que foi agredida ao menos três vezes, sendo uma delas durante a gestação do segundo filho.