Em seu programa de estreia no horário eleitoral da TV, que vai ao ar nesta sexta-feira (30), o candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) procurou reforçar a conexão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebendo--o em sua casa, no bairro do Campo Limpo (zona sul).
No programa, de 2min25s, Lula e a primeira-dama, Janja, conversam com Boulos, sua mulher, Natalia Szermeta, e as duas filhas do casal em torno de uma mesa de café da manhã.
O presidente reforça o apoio ao candidato e pela primeira vez na história das eleições para a prefeitura paulistana pede voto no primeiro turno para um número que não é o 13, do PT, e sim o 50, do PSOL.
Ambos também prometem trabalhar em conjunto para reduzir as desigualdades na cidade, um dos motes da campanha de Boulos.
"Eu acho que o companheiro Boulos construiu uma história extraordinária em São Paulo. E, pela ligação dele com os movimentos sociais que brigaram nesse país pela democracia, por habitação, eu acho que o Boulos é, sem sombra de dúvida, o mais qualificado dos candidatos para ser prefeito de São Paulo", diz o presidente.
"É uma honra ter vocês aqui e contar com seu apoio", responde o candidato.
As imagens foram gravadas pela equipe do marqueteiro Lula Guimarães no último sábado (24), antes de um comício no bairro.
Além de reforçar que Lula é o grande cabo eleitoral de Boulos, o filme procura destacar o lado "família" do candidato, num momento em que ele é acusado sem provas por Pablo Marçal (PRTB) de consumir cocaína.
Há também o simbolismo de levar o presidente para a periferia, o que ajudaria a reforçar que o candidato vive lá.
Lula colocou a eleição na capital paulista como sua maior prioridade. Ele se faz presente na campanha por meio do deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que ajudou a costurar a chapa com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como vice.
Nos próximos dias, novos trechos da conversa do presidente e do psolista serão divulgados nas redes sociais.
Também está previsto para breve um programa em que a biografia de Boulos é contada por Marta e parentes dele.