Ativistas de esquerda lançaram uma "rifa" cujo prêmio é uma viagem a Cuba com dois acompanhantes por uma semana, com passagem aérea e estadia gratuitas. A arrecadação será destinada à organização de eventos públicos, especialmente em defesa da causa palestina.
Entre os organizadores da promoção estão o PCO (Partido da Causa Operária) e os chamados "comitês de luta" em diversos estados, que reúnem militantes de partidos, movimentos e entidades de esquerda em geral.
A rifa, batizada de "Vai pra Cuba - ação entre amigos", custa R$ 60 e será sorteada no final do ano.
É a terceira vez que ela acontece, mas a primeira para custear manifestações pró-Palestina.
Não há uma meta de arrecadação, nem ainda uma estimativa de quantas pessoas já adquiriram o bilhete, uma vez que ele é vendido de forma descentralizada em diversos locais.
Na última segunda-feira (31), um membro do PCO comercializava as rifas para participantes de um ato na PUC de São Paulo em memória do golpe de 1964.
"É uma dupla expressão de solidariedade, porque, além de ajudar na mobilização pelos palestinos, também contribui para Cuba pela via do turismo, uma das principais atividades econômicas do país atualmente", diz João Pimenta, membro do comitê central do PCO.