Painel: Advogado que peitou Moraes promete ser objetivo em sessão do STF

há 3 horas 3

O desembargador aposentado Sebastião Coelho promete ser "bastante objetivo" nesta terça-feira (22) ao ficar frente a frente com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão que discutirá a denúncia contra acusados de envolvimento na suposta trama golpista. Ele é advogado de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro.

A sustentação oral de Coelho é aguardada com expectativa, dado o histórico dele de críticas a Moraes.

Em 2022, ele renunciou à vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal em protesto contra o que classificou de "abusos" do ministro do STF no inquérito dos atos antidemocráticos. Em setembro de 2023, disse em sessão na corte na presença de Moraes que o julgamento pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 é político.

O advogado terá 15 minutos de direito a fala, que poderá dividir com outros defensores de Martins.

"Vou fazer uma fala com conteúdo, expondo as ilegalidades e arbitrariedades deste processo. Não tem ofensa a ninguém, nem enfrentamento", afirma. Mas ressalva: "Pode ser que quem escute tenha outra impressão".

O tempo exíguo, diz Coelho, dificulta que sejam feitas considerações mais amplas sobre a atuação de Moraes e todo inquérito sobre o golpe.

"Se eu tivesse uma hora eu faria uma análise até mundial sobre o que está acontecendo, mas 15 minutos é muito curto. Serei muito objetivo, e esperando um bom resultado", declara.

Na primeira sessão de julgamento da denúncia, no final de março, Coelho entrou em atrito com seguranças, após ter recusada sua entrada na sala onde a Primeira Turma se reunia. Ele chegou a ser brevemente detido.

Agora, o advogado diz que espera que o clima seja outro. "Será um bom julgamento, cada um no seu papel. Sou uma pessoa bem tranquila, mas se precisar gritar, eu grito", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo