A maioria dos paulistas avalia que a Polícia Militar abusa do uso da força, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12).
Dentre os entrevistados, 53% dizem que a PM está passando do limite no uso da força, contra 42% que consideram que há casos isolados, mas que a corporação quase sempre age de acordo com a lei. Outros 5% não sabem ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.650 pessoas no estado entre 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
O dado reflete a sequência de episódios de violência policial nas últimas semanas, que levaram a uma crise no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
As opiniões sobre a violência policial variam conforme o grau de aprovação da gestão estadual. Entre os que têm percepção negativa sobre o governo Tarcísio, 76% consideram o uso da força da PM excessivo.
Já entre os que aprovam o governo, 55% afirmam que a polícia se comporta dentro da lei.
A pesquisa também perguntou qual a avaliação da população sobre a PM de maneira geral. Neste caso houve um empate técnico, com 37% dizendo ser negativa, 34% positiva e 27% nem negativa, nem positiva.
Entre os que apoiam Tarcísio, 45% têm avaliação positiva da PM, enquanto 62% dos que desaprovam têm imagem negativa da corporação.