O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, ampliou a sua vantagem na corrida eleitoral da capital fluminense, de acordo com pesquisa da Quaest, encomendada pela TV Globo, divulgada nesta quarta-feira (28).
Segundo o levantamento, Paes disparou para 60% das intenções de voto, conquistando 11 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em julho (tinha 49%).
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL), candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece em um distante segundo lugar, com 9% das intenções de voto. Tarcísio Motta (PSOL) tem 5%.
Continua depois da publicidade
Leia também: Quem são os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições 2024?
Veja os números:
Eduardo Paes (PSD): 60%
Alexandre Ramagem (PL): 9%
Tarcísio Motta (PSOL): 5%
Cyro Garcia (PSTU): 3%
Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
Marcelo Queiroz (PP): 1%
Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%
Carol Sponza (Novo): 1%
Henrique Simonard (PCO): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 13%
Indecisos: 6%
Continua depois da publicidade
Na comparação com o levantamento de julho, Ramagem recuou 4 pontos percentuais, de 13% para 9%, enquanto Tarcísio oscilou 2 pontos para baixo, de 7% para 5%.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, a Quaest registra um empate técnico entre Ramagem, Tarcísio e Cyro Garcia (PSTU), que tem 3% das intenções de voto.
Aprovação
O levantamento da Quaest também mediu o índice de aprovação do governo de Eduardo Paes.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa, a gestão do atual prefeito é considerada boa ou ótima por 51% dos entrevistados. Por outro lado, 13% a avaliam como ruim ou péssima.
Em relação à última pesquisa da Quaest, a aprovação ao governo Paes subiu 6 pontos percentuais (era de 45%). A reprovação diminuiu 5 pontos (era de 18%).
São 34% os entrevistados que consideram a gestão de Eduardo Paes regular.
Continua depois da publicidade
A pesquisa
A Quaest entrevistou 1.140 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-08084/2024.
EXPERT XP 2024
A contagem regressiva começou
Ganhe acesso à transmissão online e gratuita do maior festival de investimentos do mundo.