Pacote fiscal e dólar a R$ 6: frustração do mercado é justa, diz economista

há 1 mês 1

Mas assim, essa história de colocar o Imposto de Renda é inacreditável. Ela é de uma infantilidade, de uma ingenuidade enorme, porque só se fala disso, todo mundo só repercute sobre isso, as dúvidas estão todas nisso. É um assunto que, enfim, se tudo der certo, é para 2026.

A gente tem um problema para resolver em 2024. Agora só se fala do problema, se foi causado, quanto vai ser calculado, como vai ser para 2026. Então, o que gera desconforto, primeiro, é essa falta de habilidade de por que anunciar uma coisa em cima de outra coisa? Por que a gente não fez isso de outra maneira?

E sobre o anúncio tem muita coisa que a gente pode debater. Acho que ninguém esperava que fosse ser uma coisa gigantesca, mas acho que ficou um tom amargo do jeito que foi dito algumas frases, algumas coisas. Acho que a frustração, para falar a verdade, eu acho que ela é justa.
Teco Medina, economista

Para Teco Medina, uma das principais preocupações com os anúncios do governo é o aumento da taxa Selic futura.

A gente está falando muito do dólar e da Bolsa, mas a coisa mais importante que tem acontecido desde ontem à tarde são os juros futuros. De 16h de ontem às 10h de hoje, a Selic futura já subiu mais de meio ponto.

A gente está falando de uma Selic hoje a 14,6% pela curva em 2026. E quando você pensa em 2031, que é daqui a muito tempo, a gente está falando de uma Selic em mais de 13,5% já. Esse custo para o país e para todos nós é imensurável.
Teco Medina, economista

Leia o artigo completo