A virada do calendário sempre nos dá esperança de que a vida se transforme para melhor. Mas o melhor de tudo é que não há como saber o que irá acontecer ao longo de 2025, então, estamos livres para esperar o melhor. E isso vale tanto para as relações de consumo quanto para a vida profissional, afetiva, a saúde e o lazer. O novo ano é um livro aberto com páginas a serem escritas.
Há, contudo, coisas que podemos fazer para transformar o mundo, ainda que no pequeno espaço de cada um. O consumo consciente é uma mudança profunda no modo de consumir, de tratar os resíduos, de reaproveitar alimentos e materiais. Faz bem para o bolso, para o ambiente e nos torna participantes da luta contra os extremos climáticos.
Da mesma forma, o consumo colaborativo nos reeduca para empregar mais os verbos trocar e emprestar do que comprar. E, se comprarmos, que consideremos também produtos usados com boa qualidade. Por exemplo, um carrinho de bebê que não terá mais utilidade, porque o recém-nascido já cresceu, pode ser muito útil para outra família.
Refrear o consumismo é mais uma boa prática para 2025 e para todos os demais anos. Valoriza o dinheiro que é tão difícil de ganhar, por mais que trabalhemos. Afasta-nos das dívidas e da dependência dos lançamentos mais recentes, nem sempre necessários e muito menos urgentes.
E, para quem se sente desamparado nas relações de consumo, que tal ler o CDC (Código de Defesa do Consumidor), para entender mais sobre os direitos que temos e dos quais tão pouco sabemos?
Outra providência bacana seria, sempre que possível, dar preferência ao comércio do bairro, que foi tão importante para nós durante a pandemia de coronavírus. Também sugiro que vocês participem das reuniões de condomínio, porque ali se discutem medidas que podem implicar mais gastos, e melhorar ou piorar o prédio em que vivem.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Quem continua se deslocando para o trabalho no veículo particular, pode pensar na carona solidária, ou seja, compartilhar o veículo com outras pessoas que façam igual trajeto, geralmente vizinhos ou familiares.
E cuidem muito bem da saúde para ajudar a sorte, com alimentação saudável, exercícios, sem cigarros e com boas rotinas de sono. Deem boas gargalhadas e valorizem os momentos simples da vida com familiares e amigos. Tenham todos e todas um excelente Ano-Novo!