Os números de emplacamentos registrados até a primeira quinzena de dezembro já permitem saber quais serão os carros mais comercializados de 2025 em diferentes categorias. Os dados são baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Entre os hatches compactos, o campeão será o Volkswagen Polo, que vai fechar o ano com cerca de 140 mil unidades licenciadas. O resultado será próximo ao atingido pela Fiat Strada, que já garantiu o posto de picape compacta mais vendida de 2024.
Polo e Strada disputam carro a carro o título de automóvel mais vendido entre todos neste ano. O resultado final será descoberto logo que a Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de veículos) divulgar seu balanço de emplacamentos.
No segmento de sedãs de pequeno porte, o Chevrolet Onix Plus segue imbatível. O modelo vai terminar o ano com pouco mais de 60 mil licenciamentos, o que permite liderança com folga. Com cinco anos de mercado na geração atual, o modelo vai passar por mudanças em 2025.
Na categoria que reúne os sedãs médios, outra hegemonia: o Toyota Corolla vai superar os 40 mil emplacamentos para continuar vendendo mais que todos os concorrentes somados.
Entre os SUVs compactos, a primeira colocação caberá ao Volkswagen T-Cross, que terá aproximadamente 85 mil unidades comercializadas neste ano. Seu desempenho segue especialmente bem em vendas diretas: o modelo é um dos mais procurados nos planos de assinatura de veículos.
A Toyota Hilux vai permanecer no topo entre as picapes médias e deve se aproximar dos 50 mil emplacamentos em 2024. A disputa na categoria deve ser mais acirrada em 2025, já que modelos renovados recentemente como Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi Triton tendem a ganhar espaço.
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
O Jeep Compass também vai se aproximar das 50 mil unidades vendidas em 2025, o que deve ser suficiente para ocupar o posto de utilitário esportivo médio mais vendido do país. Entretanto, a diferença será pequena em relação ao segundo colocado, o Corolla Cross. O segmento, que é um dos mais rentáveis do mercado, termina 2024 com as marcas tradicionais perdendo espaço para as estreantes chinesas.
Outrora relevante, a categoria de hatches médios é hoje uma curiosidade. O modelo mais vendido desse nicho será o Audi A3, que vai assumir o posto com cerca de 400 unidades licenciadas em 2024.